Tour de Fátima

 

O mediatismo da cidade de Fátima tem lugar em 1917 com a primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, na Cova de Iria onde se situa presentemente a capela das aparições. As aparições aconteceram todos os dias 13 desde Maio até Outubro. Nossa Senhora revelou-lhes o segredo de Fátima dividido em três partes: a visão do inferno onde os pecadores viajavam sem fé, o anúncio do começo de uma guerra mundial, a 2ª Guerra Mundial, o terceiro segredo revelado a 13 maio de 2000, pelo Papa João Paulo II que consistia no atentado à vida do próprio Papa.

Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é composto pela Capelinha das Aparições, a Basílica Nossa Senhora de Fátima e a Igreja da Santíssima Trindade.Destacam-se, ainda, a Capela do Lausperene onde está  exposto o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada e a Capela da Reconciliação, dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação.

Capela das Aparições

A construção da Capela das Aparições foi iniciada em 1919. O pedestal, com a imagem de Nossa Senhora, marca o sítio exato onde estava a pequena azinheira sobre a qual Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos a 13 de Maio.

Igreja da Santíssima Trindade

A Igreja da Santíssima Trindade inaugurada a 12 de Outubro de 2007 é o quarto maior templo católico do mundo a nível de capacidade. Apresenta uma planta circular no exterior e no interior apresenta uma forma quadrangular, existindo 12 portas laterais uma dedicada a cada um dos Apóstolos e uma grande porta central, a Porta de Cristo.

Casa dos Pastorinhos

A casa dos Pastorinhos localiza-se em Valinhos, a 3 km do Santuário, e foi o local da 4ª aparição de Nossa Senhora, em 19 de Agosto de 1917. Pode visitar as casas e os seus interiores, especialmente a casa da Irmã Lúcia onde pode observar o poço dos pastorinhos localizado no quintal desta residência. Este é o local em que o “Anjo da Paz” apareceu pela segunda vez no verão de 1916.